Compatibilização - FiberHome UNM-2000

ONU R1

Versão deste manual: 1.0

ONU R1

Nesta página você encontra o artigo de compatibilização entre a ONU R1 e a linha AN5516 utilizando o UNM-2000, tanto em modo de configuração PPPOE como em DHCP. O artigo é um tutorial que demonstra o passo a passo de configuração tanto na ONU quanto na OLT afim de realizar configurações de acesso a internet e/ou atualizações remotas via OLT de forma adequada.

Todas as informações contidas nessa página são de autoria da Intelbras e suas instituições.

EXPORTAR PARA PDF

Para exportar este manual para o formato de arquivo PDF, utilize o recurso de impressão que navegadores como Google Chrome® e Mozilla Firefox® possuem. Para acessá-lo, pressione as teclas CTRL + P ou clique aqui. Se preferir, utilize o menu do navegador, acessando a aba Imprimir, que geralmente fica no canto superior direito da tela. Na tela que será aberta, execute os passos a seguir, de acordo com o navegador:

Google Chrome®: na tela de impressão, no campo Destino, clique em Alterar, selecione a opção Salvar como PDF na seção Destinos locais e clique em Salvar. Será aberta a tela do sistema operacional solicitando que seja definido o nome e onde deverá ser salvo o arquivo.

Mozilla Firefox®: na tela de impressão, clique em Imprimir, na aba Geral, selecione a opção Imprimir para arquivo, no campo Arquivo, defina o nome e o local onde deverá ser salvo o arquivo, selecione PDF como formato de saída e clique em Imprimir.

GPON

O procedimento descrito nesta seção tem por objetivo realizar a configuração da OLT e ONU em GPON no ANM-2000. Tanto em PPPoE como em DHCP incluindo a configuração web da ONU. Lembre-se de verificar acima as observações.

2. CONTROLE E PERFIL DE SERVIÇOS

   Aqui veremos a criação e configuração de passos e perfis necessários para o futuro provisionamento da ONU. As informações que serão configuradas são a VLAN de serviço e o Perfil de serviço.

2.1. Criando VLAN de serviço

     Para criar uma VLAN de serviço, ainda dentro da "Card Service Config” da placa de gerência, na árvore de menus do lado esquerdo, deve-se ir em “Basic Service”, "VLAN Service”, “Local VLAN” e selecionar “Local End Service Outter VLAN”. Então, deve-se clicar no botão “Add” para adicionar uma nova VLAN e clicar em “OK”.

Visualize a imagem abaixo.

Criando VLAN
Criando uma nova VLAN

     Deve ser atribuído um nome ao serviço e um número a VLAN que será configurada. Neste exemplo a VLAN foi configurada com valor 1000. Em seguida, as configurações devem ser escritas na OLT clicando no botão “create on device”.

Verifique a imagem abaixo.

Atribuindo VLANID
Configurando VLAN-ID

     Depois de a VLAN de serviço ser criada é necessário configurar as interfaces por onde os pacotes desta VLAN de serviço trafegarão. Para isso é necessário ir em “Basic Service”, "VLAN Service” e clicar em "Add VLAN to Port”. Na aba que se abrirá haverá duas tabelas, a do lado esquerdo (tabela 1) são mostradas as VLANs e a do lado direito (tabela 2) são mostradas as interfaces configuradas na VLAN selecionada na tabela 1.

     Para configurar uma nova VLAN é necessário inicialmente selecionar a tabela 1, clicar no botão “add” conforme a figura a seguir e pressionar “OK” na janela que se abrirá. Para selecionar a tabela 1 basta clicar no retângulo onde a tabela 1 está localizada. É possível checar qual das tabelas está selecionada de duas formas: 1- por meio de um discreto retângulo azul que contorna a tabela selecionada; e 2- por meio do texto localizado entre as tabelas e as mensagens de retorno dos comandos do UNM.

Para melhor compreensão dos passos, veja a imagem abaixo.

Portas na VLAN
Atribuindo portas a VLAN de serviço

     Depois de criada uma nova linha da tabela 1, basta configurar o VLAN ID com o número da VLAN configurada no passo anterior, neste caso a VLAN 1000. Feito isso, com a linha da VLAN 1000 selecionada, deve-se clicar na tabela 2 e depois clicar no botão "add".

A figura a seguir demonstra o passo.

Criando linhas tabela 2
Criando novas linhas na tabela 2

     A janela que se abrirá pergunta quantas linhas devem ser adicionadas. Neste caso, deve-se colocar “2” e clicar em “OK”

Veja a imagem a seguir.

2 Linhas na tabela 2
Inserindo quantidade de linhas na tabela 2

     As linhas que aparecerão na tabela 2 devem ser configuradas conforme a imagem a seguir. Nesta configuração está sendo informado a OLT que os pacotes desta VLAN devem trafegar com tag tanto através dos slots quanto através da interface SFP1. Depois de tudo configurado é necessário clicar no botão "Create on Device”

Siga a configuração mostrada na imagem a seguir.

Configuração da VLAN de serviço
Configurando VLAN de serviço

2.2. Criando perfil de modelo de serviço

     Este passo é necessário para as configurações que utilizam o provisionamento RG+VEIP. Para este tipo de provisionamento, caso não haja nenhum perfil de modelo de serviço criado no UNM2000, será necessário primeiro criar um. Para isso, deve-se ir ao menu, clicar em "Configure" e depois em "Global Template Config”.

Visualize a imagem abaixo.

Criando VLAN
Criando uma nova VLAN

     Na aba que se abrirá, os seguintes passos devem ser realizados:
1. Na árvore de configurações do lado esquerdo, a deve-se ir em "AN5116-06B/AN5516-04/06”, “Global Profile” e selecionar "Service Model Profile”;
2. Clicar no botão “Add”;
3. Clicar em “OK”.

Veja a imagem abaixo.

Adicionando rows
Adicionando linhas

     Deve-se escolher um nome para o "Global template Name” e configurar conforme a figura abaixo. Então, deve-se clicar no botão “Save to Database”, e clicar em OK na janela que se abrirá.

Visualize a imagem abaixo.

Salvando no banco de dados
Configurando nome

     Em seguida deve-se clicar no botão "Save to System”.

A imagem abaixo auxilia na visualização do passo.

Salvando no sistema
Realizando salvamento

     Na janela que se abrirá é necessário escolher a OLT e pressionar o botão “OK”.

Veja a imagem abaixo

Confirmando salvamento
Confirmando o salvamento

3. PROVISIONAMENTO

Nesta seção, será executado a autorização do provisionamento da ONU. Aqui indicaremos como ativar o comando para identificar as ONTs conectadas, como realizar o provisionamento da mesma e executar também o service-port.

3.1. Autorizando a ONU

Para autorizar uma ONU, em “NE Manager” deve-se clicar no botão “Obtain Unauthorized ONU”

Visualize a imagem abaixo

Encontrando ONU desautorizadas
Encontrando ONU não autorizadas

Depois, deve-se selecionar onde serão buscadas as ONUs não autorizadas. Feito isso, as ONUs não autorizadas serão listadas.

Veja a imagem abaixo

Selecionando onde encontrar
Selecionando onde serão buscadas ONUs sem autorização

Para adicionar a nova ONU deve-se primeiro selecioná-las com o mouse, clicar no botão "Add to the ONU Authority List", depois em "as 'Physical ID authentication' Mode Added to the Whitelist", na janela que aparecer marcar "Select Line" e clicar em OK. Por fim, é necessário gravar as configurações na OLT clicando em "Create on Device".

A imagem abaixo demonstra o passo a passo

Adicionando a ONU
Efetivamente autorizando a ONU

É possível verificar as ONUs que estão autorizadas clicando no botão “ONU Authentication”, conforme a figura a seguir. .

A imagem abaixo mostra um exemplo da lista de ONUs autorizadas

Verificando ONus autorizadas
Verificando ONUs autorizadas

3.2 Configurando perfil de modelo de dados

Para criar um perfil de modelo na ONU deve-se entrar no “Port Sevice Configuration” da ONU. Para isso, primeiramente é preciso listar todas as ONUs clicando no botão “ONU List”

Visualize a imagem abaixo

Listar todas as ONUs
Listando todas as ONUs

Depois, deve-se clicar com o botão esquerdo do mouse na ONU e selecionar a opção “Service Configuration”.

Siga a imagem abaixo

SRV CONFIG
Acessando a aba de service configuration

Na aba que se abrirá, deve-se ir ao menu do lado esquerdo em “Common Configure” e selecionar “Veip Data Service configure”. Então, deve-se clicar no botão “Add” e selecionar o “OK” na janela que se abrirá. Feito isso, basta configurar o novo serviço

A imagem abaixo demonstra o passo a passo

SRV ADD
Criando a novo perfil de modelo de dados

As configurações do serviço deverão ser feitas conforme a imagem a seguir. No campo “CVLAN ID” deve-se colocar a VLAN desejada, neste exemplo a VLAN configurada é a VLAN 1000. Em "Service type” deve-se colocar DATA. No campo "Service Profile” deve ser selecionado o perfil de modelo de serviço criado anteriormente. Caso se deseje utilizar TLS, o campo "TLS Enable” pode ser alterado para "Enable”. Novamente, para efetuar as mudanças é necessário clicar no botão “Create on Device”.

Siga as configurações da imagem abaixo

configurando srv
Realizando as configurações adequadas

4. CONFIGURAÇÃO WEB

Nesta seção será realizada a configuração web da ONU R1. Após todas as configurações dentro de um terminal, precisamos realizar a configuração da ONU R1 através da web. Para isso acesse sua ONU através de um navegador web (se necessário fixe um ip na faixa 192.168.1.0/24).

4.1 Configuração Web em Router

Após acessar a interface WEB, para configurar a VLAN em Router, realize a configuração WAN conforme os passos a seguir.

A imagem abaixo demonstra os passos necessário

Configuração Router
Realizando a configuração da WAN em modo Router

1. Acessar o menu “WAN”
2. Selecionar "configuração WAN"
3. Selecionar a opção "new link” para que uma nova configuração seja criada.
4. Marcar a opção ativar VLAN.
5. Colocar a VLAN desejada.
6. Em "Tipo de Conexão WAN” selecionar “IPoE”.
7. Configurar o(s) protocolo(s) escolhido(s) conforme a necessidade.
8. Selecionar a(s) porta(s) desejada(s).
9. Clicar no botão Aplicar para efetuar as modificações no dispositivo

4.2 Configuração Web em Bridge

Na seção Bridge, Serão propostas duas formas de configurar a VLAN de serviço na ONU R1, uma delas por meio do “Veip Data Service Configure” (RG+VEIP) e outra utilizando o “port service config”. O usuário deve optar por aquela que melhor atende as suas necessidades.

Configurando a VLAN de serviço utilizando o Veip Data Service Configure (RG+VEIP)

Após acessar a interface WEB, para configurar a VLAN de serviço em modo BRIDGE utilizando o Veip Data Service Configure (RG+VEIP), realize a configuração WAN conforme os passos a seguir.

A imagem abaixo demonstra os passos necessário

Configuração Bridge
Realizando a configuração da WAN em modo Bridge

1. Acessar o menu “WAN”
2. Selecionar "configuração WAN"
3. Selecionar a opção "new link” para que uma nova configuração seja criada.
4. Marcar a opção ativar VLAN.
5. Colocar a VLAN desejada.
6. Em "Tipo de Conexão WAN” selecionar “Bridged”.
7. Selecionar a(s) porta(s) desejada(s).
8. Clicar no botão Aplicar para efetuar as modificações no dispositivo


Configurando a VLAN de serviço utilizando o port service config

Para criar uma VLAN de serviço na ONU deve-se entrar no “Port Sevice Configuration” da ONU. Para isso, primeiramente é preciso listar todas as ONUs clicando no botão “ONU List”.

Veja a imagem abaixo

Listando as ONUs
Listando as ONUs

Depois, deve-se clicar com o botão esquerdo do mouse na ONU e selecionar a opção “Port Service Config(M)”

Visualize a imagem a seguir

Port service config
Entrando na interface Port Service Config

Então, conforme a imagem a seguir, (1) para expandir o Menu é necessário clicar no símbolo ao lado de “Data Port”; (2) deve-se clicar em “LAN”; (3) selecionar a aba "Service Configuration”; (4) Clicar no botão "Add”.

Siga os passos da imagem abaixo

Adicionando novo
Adicionando nova configuração de Port Service

De acordo com as necessidades de cada projeto os pacotes da LAN da ONU devem trafegar com tag ou sem tag. A seguir serão listadas as configurações para estes dois cenários:

VLAN de serviço untagged

As configurações da porta devem ser realizadas conforme a imagem abaixo. Caso seja desejado que os pacotes trafegados pela LAN da ONU não tenham tag, é necessário configurar o campo “CVLAN Mode(M)” com a opção “Tag”. Isso fará com que a ONU adicione uma tag para todos os pacotes que chegam pela LAN.

As configurações necessárias são demonsrtadas na imagem abaixo

Configuração Untagged
Realizando configuração untagged

As configurações realizadas devem aparecer conforme a imagem abaixo. Para efetuá-las basta clicar no botão “Create on Device”.

Verifique a imagem abaixo

Salvando configuração Untagged
Confirmando e salvando configuração untagged

VLAN de serviço tagged

As configurações da porta devem ser realizadas conforme a imagem abaixo. Caso os pacotes que trafegam pela LAN já contenham tag, é necessário configurar o campo “CVLAN Mode(M)” com a opção “Transparent”. Isso fará com que a ONU não se preocupe com a adição ou remoção das tags dos pacotes que trafegam pela LAN.

Realize as configurações conforme a imagem abaixo.

Configuração tagged
Realizando configuração tagged

As configurações realizadas devem aparecer conforme a imagem abaixo. Para efetuá-las basta clicar no botão “Create on Device”.

Verifique a imagem abaixo

Salvando configuração tagged
Confirmando e salvando configuração tagged

Nesta configuração apenas os dispositivos conectados na porta configurada trafegando pacotes com tag na VLAN 1000 terão acesso ao uplink. Caso o servidor DHCP da ONU esteja ativo e um dispositivo seja conectado mandando pacotes sem tag e com cliente DHCP ativo, este cliente receberá um IP da ONU, porém, o dispositivo não terá acesso ao serviço configurado.

Depois destes procedimentos pode ser que seja necessário Reiniciar a ONU para que a configuração tenha efeito.


Suporte a clientes: (48) 2106 0006

Fórum: forum.intelbras.com.br

Suporte via chat: chat.apps.intelbras.com.br

Suporte via e-mail: suporte@intelbras.com.br

SAC / Onde comprar? / Quem instala?: 0800 7042767

Intelbras S/A – Indústria de Telecomunicação Eletrônica Brasileira

Rodovia SC 281, km 4,5 – Sertão do Maruim – São José/SC 88122-001

CNPJ: 82.901.000/0014-41 – www.intelbras.com.br

                                                                                                         03.24