Passive Optical Lan (POL)
Nesta página você encontrará explicações, exemplos e possibilidades para a ONT 140 POE no cenário POL (Passive Optical Lan / LAN de passivos ópticos), redes locais sobre infraestrutura de rede óptica.
Todas as informações contidas nessa página são de autoria da Intelbras e suas instituições.
Passive Optical Lan, ou LAN de passivos ópticos é uma evolução no mercado de redes. Trata-se da transformação do cabeamento estruturado convencional (cabo de rede UTP) para a fibra óptica. Este modelo de estrutura usa menos ativos centralizados, maior economia de energia e otimização de espaço, sendo considerada uma tecnologia mais verde. Em cenários com cabeamento UTP é comum haver o acúmulo de fios e cabos para conectar os dispositivos. Além disso, a conexão tem alcance menor e interferências, principalmente em cenários ruidosos, como indústrias. Já em uma situação em que a estrutura POL é utilizada, tudo isso é resolvido. As instalações são mais limpas, os ambientes mais organizados e a conexão é estável e veloz, tornando o dia a dia mais eficiente.
Para mais detalhes, acesse o hotsite POL da intelbras ou o material de marketing POL
Estes são alguns dos casos de sucesso de produtos intelbras em configurações POL.
Na Matriz da intelbras em São José, Santa Catarina, mais de 700 estações de trabalho no GPON são utilizadas diariamente por colaboradores de diversos segmentos corporativos.
Na Caroa Comércio, 3 hoteis em Porto de Galinhas, Pernambuco, com uma rede FTTH diretamente para os quartos dos hóspedes, entregando serviços de dados, voz e vídeo.
Na Monitori Tecnologia, um hotel em Ilhéus, na Bahia, com uma rede FTTH para todos os quartos de hóspedes, levando IPTV, internet, telefonia e interfonia
Na Conectrom, um hotel em Pipa, no Rio Grande do Norte, com uma rede FTTH para todos os quartos de hóspedes, levando IPTV, internet, telefonia, interfonia e segurança
A ONT 140 PoE permite diversos cenários de configuração diferentes no mundo corporativo, nesta sessão estão alguns exemplos de cenários possíveis para utilização da ONT 140 PoE.
Devido ao seu PoE ativo, durante a negociação do cabo de rede, se o dispositivo não responder aos sinais de uso do PoE (através da resistência do conector), a função de energia da porta será desabilitada e seu funcionamento será como de uma ONT normal sem PoE, sendo posssível sua utilização em cenários para levar dados a computadores diretamente até a estação de trabalho, estes são alguns exemplos possíveis.
Utilize a 140 POE para transmitir dados de dois computadores e transmitir e alimentar dois telefones ip com PoE. Neste formato duas estações de trabalho completas estão instaladas sobre uma única ONT 140 POE.
Também é possível não utilizar a sua função PoE como um todo e utilizar as 4 portas apenas para transmissão de dados das estações de trabalho.
O uso da fibra até a estação de trabalho facilita a expansão e escalabilidade da empresa através do uso de fibra óptica passiva até a mesa, o que utiliza menos quantidade, menos custo que cabos de cobre, mais facilidade de instalação e manutenção além da resistência aos efeitos eletromagnéticos muito superiores aos cabos de rede convencionais.
Por sua tecnologia PoE em 4 portas até 60w, existem vários tipos de cenários possíveis para escritórios e empresas em geral, alimentando com dados e energia equipamentos de nível empresarial.
Access Points são antenas wifi de nível empresarial e que normalmente possuem capacidade PoE ativo (802.3at ou 802.3af), por isso, é possível alimentar e transmitir dados de Access points em todos os cenários de instalação de Access points possíveis, desde escritórios, escolas, hospitais, hotéis e parques.
Cameras IP são a evolução da camera analógica que permite maior versatilidade e escalabilidade nos cenários de instalação de TV, normalmente possuem capacidade PoE ativo (802.3at ou 802.3af), por isso, é possível alimentar e transmitir dados e vídeo de cameras IP em todos os cenários de instalação possíveis.
A telefonia IP já é uma realidade no mundo corporativo a muito tempo e a tecnologia POL com POE atende uma grande quantidade de telefones com alta confiabilidade e facilidade de instalação.
Devido a versatilidade de configurações, a rede POL é capaz de atender vários cenários de configuração simultaneamente, como por exemplo a entrega de serviço WiFi e de segurança, tanto em ONUs isoladas quanto dividindo as portas da mesma ONU através das configurações de VLAN.
A área de segurança IP é muito rica em dispositivos PoE, o que permite muitos cenários de configuração diferentes utilizando apenas a infraestrutura POL.
A versatilidade da rede POL aliada as possibilidades do POE capacitam este tipo de infraestrutura para entrega de serviços completa para o ramo hoteleiro, veja o exemplo a abaixo:
Algumas vezes uma rede local de fibra óptica pode precisar de configurações extras além do padrão da tecnologia PON utilizada, nesta sessão estão algumas configurações que irão facilitar o uso de uma rede POL em alguns cenários.
Habilitar a função P2P permite que ONUs na mesma porta "se enxerguem", para mais informações clique aqui.
OLT4840E(config)#interface pon 0/1
OLT4840E(config-if-pon-0/1)# onu-p2p entry 1 source-onu 1 destination-onu 2
A utilização da bridge TLS permite que ONUs na mesma porta "se enxerguem", para mais informações clique aqui.
intelbras-olt> bridge add eth 8 tls vlan 10 untagged
intelbras-olt> bridge add gpon 1 onu 1 tls vlan 10 tagged eth 1
Habilitar a função P2P permite que ONUs na mesma porta "se enxerguem", para mais informações clique aqui.
GPON(config)# interface gpon 0/1
GPON(config-if-gpon-0/1)# ont-p2p
GPON(config-if-gpon-0/1)# exit
Suporte a clientes: (48) 2106 0006
Fórum: forum.intelbras.com.br
Suporte via chat: chat.apps.intelbras.com.br
Suporte via e-mail: suporte@intelbras.com.br
SAC / Onde comprar? / Quem instala?: 0800 7042767
Intelbras S/A – Indústria de Telecomunicação Eletrônica Brasileira
Rodovia SC 281, km 4,5 – Sertão do Maruim – São José/SC 88122-001
CNPJ: 82.901.000/0014-41 – www.intelbras.com.br
03.24