Versão deste manual: 1.0
Nesta página você encontra o artigo de compatibilização entre a WiFiber e a linha AN-5xxx utilizando o UNM-2000, tanto em modo de configuração PPPoE como em IPoE. O artigo é um tutorial que demonstra o passo a passo de configuração tanto na ONT quanto na OLT afim de realizar configurações de acesso a internet e/ou atualizações remotas via OLT de forma adequada.
Todas as informações contidas nessa página são de autoria da Intelbras e suas instituições.
Para exportar este manual para o formato de arquivo PDF, utilize o recurso de impressão que navegadores como Google Chrome® e Mozilla Firefox® possuem. Para acessá-lo, pressione as teclas CTRL + P ou clique aqui. Se preferir, utilize o menu do navegador, acessando a aba Imprimir, que geralmente fica no canto superior direito da tela. Na tela que será aberta, execute os passos a seguir, de acordo com o navegador:
Google Chrome®: na tela de impressão, no campo Destino, clique em Alterar, selecione a opção Salvar como PDF na seção Destinos locais e clique em Salvar. Será aberta a tela do sistema operacional solicitando que seja definido o nome e onde deverá ser salvo o arquivo.
Mozilla Firefox®: na tela de impressão, clique em Imprimir, na aba Geral, selecione a opção Imprimir para arquivo, no campo Arquivo, defina o nome e o local onde deverá ser salvo o arquivo, selecione PDF como formato de saída e clique em Imprimir.
O procedimento descrito nesta seção tem por objetivo realizar a configuração da OLT e ONT em GPON no ANM-2000. Tanto em PPPoE como em IPoe incluindo a configuração web da ONT. Lembre-se de verificar acima as observações.
Para configurar as portas de uplink deve-se primeiramente abrir o “NE manager”. Para isto, na janela principal do UNM2000, deve-se clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o nome de identificação da OLT, conforme a figura abaixo, e selecionar a opção “Open NE Manager".
Verifique a imagem abaixo.
Para acessar as configurações da placa de gerência, no “NE Manager" deve-se clicar com o botão esquerdo do mouse na placa de gerência e selecionar a opção “Card Service Config”. Feito isso, uma aba será aberta onde será possível alterar as configurações da placa de gerência.
Visualize a imagem abaixo.
Para configurar as portas uplink, ainda no “Card Service Config” da placa de gerência, deve-se clicar em “Basic Service”, "Common Configure”, “Port Configure” e selecionar "Uplink Port Properties”. Neste exemplo, a porta uplink utilizada é a 9:SFP1, deste modo é necessário deixar ativo o checkbox "Enable Config”. Depois que tudo estiver configurado deve-se clicar em “Create on Device”.
A imagem abaixo demonstra os passos necessários.
Aqui veremos a criação e configuração de passos e perfis necessários para o futuro provisionamento da ONT. As informações que serão configuradas são a VLAN de serviço e o Perfil de serviço.
Para criar uma VLAN de serviço, ainda dentro da "Card Service Config” da placa de gerência, na árvore de menus do lado esquerdo, deve-se ir em “Basic Service”, "VLAN Service”, “Local VLAN” e selecionar “Local End Service Outter VLAN”. Então, deve-se clicar no botão “Add” para adicionar uma nova VLAN e clicar em “OK”.
Visualize a imagem abaixo.
Deve ser atribuído um nome ao serviço e um número a VLAN que será configurada. Neste exemplo a VLAN foi configurada com valor 1000. Em seguida, as configurações devem ser escritas na OLT clicando no botão “create on device”.
Verifique a imagem abaixo.
Depois de a VLAN de serviço ser criada é necessário configurar as interfaces por onde os pacotes desta VLAN de serviço trafegarão. Para isso é necessário ir em “Basic Service”, "VLAN Service” e clicar em "Add VLAN to Port”. Na aba que se abrirá haverá duas tabelas, a do lado esquerdo (tabela 1) são mostradas as VLANs e a do lado direito (tabela 2) são mostradas as interfaces configuradas na VLAN selecionada na tabela 1.
Para configurar uma nova VLAN é necessário inicialmente selecionar a tabela 1, clicar no botão “add” conforme a figura a seguir e pressionar “OK” na janela que se abrirá. Para selecionar a tabela 1 basta clicar no retângulo onde a tabela 1 está localizada. É possível checar qual das tabelas está selecionada de duas formas: 1- por meio de um discreto retângulo azul que contorna a tabela selecionada; e 2- por meio do texto localizado entre as tabelas e as mensagens de retorno dos comandos do UNM.
Para melhor compreensão dos passos, veja a imagem abaixo.
Depois de criada uma nova linha da tabela 1, basta configurar o VLAN ID com o número da VLAN configurada no passo anterior, neste caso a VLAN 1000. Feito isso, com a linha da VLAN 1000 selecionada, deve-se clicar na tabela 2 e depois clicar no botão "add".
A figura a seguir demonstra o passo.
A janela que se abrirá pergunta quantas linhas devem ser adicionadas. Neste caso, deve-se colocar “2” e clicar em “OK”
Veja a imagem a seguir.
As linhas que aparecerão na tabela 2 devem ser configuradas conforme a imagem a seguir. Nesta configuração está sendo informado a OLT que os pacotes desta VLAN devem trafegar com tag tanto através dos slots quanto através da interface SFP1. Depois de tudo configurado é necessário clicar no botão "Create on Device”
Siga a configuração mostrada na imagem a seguir.
Este passo é necessário para as configurações que utilizam o provisionamento RG+VEIP. Para este tipo de provisionamento, caso não haja nenhum perfil de modelo de serviço criado no UNM2000, será necessário primeiro criar um. Para isso, deve-se ir ao menu, clicar em "Configure" e depois em "Global Template Config”.
Visualize a imagem abaixo.
Na aba que se abrirá, os seguintes passos devem ser
realizados:
1. Na árvore de configurações do lado esquerdo, a deve-se ir em
"AN5116-06B/AN5516-04/06”, “Global
Profile” e selecionar "Service Model Profile”;
2. Clicar no botão “Add”;
3. Clicar em “OK”.
Veja a imagem abaixo.
Deve-se escolher um nome para o "Global template Name” e configurar conforme a figura abaixo. Então, deve-se clicar no botão “Save to Database”, e clicar em OK na janela que se abrirá.
Visualize a imagem abaixo.
Em seguida deve-se clicar no botão "Save to System”.
A imagem abaixo auxilia na visualização do passo.
Na janela que se abrirá é necessário escolher a OLT e pressionar o botão “OK”.
Veja a imagem abaixo
Nesta seção, será executado a autorização do provisionamento da ONT. Aqui indicaremos como ativar o comando para identificar as ONTs conectadas, como realizar o provisionamento da mesma e executar também o service-port.
Para autorizar uma ONT, em “NE Manager” deve-se clicar no botão “Obtain Unauthorized ONU”
Visualize a imagem abaixo
Depois, deve-se selecionar onde serão buscadas as ONUs não autorizadas. Feito isso, as ONUs não autorizadas serão listadas.
Veja a imagem abaixo
Para adicionar a nova ONU deve-se primeiro selecioná-las com o mouse, clicar no botão "Add to the ONU Authority List", depois em "as 'Physical ID authentication' Mode Added to the Whitelist", na janela que aparecer marcar "Select Line" e clicar em OK. Por fim, é necessário gravar as configurações na OLT clicando em "Create on Device".
A imagem abaixo demonstra o passo a passo
É possível verificar as ONUs que estão autorizadas clicando no botão “ONU Authentication”, conforme a figura a seguir. .
A imagem abaixo mostra um exemplo da lista de ONUs autorizadas
Para criar um perfil de modelo na ONU deve-se entrar no “Port Sevice Configuration” da ONU. Para isso, primeiramente é preciso listar todas as ONUs clicando no botão “ONU List”
Visualize a imagem abaixo
Depois, deve-se clicar com o botão esquerdo do mouse na ONU e selecionar a opção “Service Configuration”.
Siga a imagem abaixo
Na aba que se abrirá, deve-se ir ao menu do lado esquerdo em “Common Configure” e selecionar “Veip Data Service configure”. Então, deve-se clicar no botão “Add” e selecionar o “OK” na janela que se abrirá. Feito isso, basta configurar o novo serviço
A imagem abaixo demonstra o passo a passo
As configurações do serviço deverão ser feitas conforme a imagem a seguir. No campo “CVLAN ID” deve-se colocar a VLAN desejada, neste exemplo a VLAN configurada é a VLAN 1000. Em "Service type” deve-se colocar DATA. No campo "Service Profile” deve ser selecionado o perfil de modelo de serviço criado anteriormente. Caso se deseje utilizar TLS, o campo "TLS Enable” pode ser alterado para "Enable”. Novamente, para efetuar as mudanças é necessário clicar no botão “Create on Device”.
Siga as configurações da imagem abaixo
Nesta seção, será realizada a configuração web da WiFiber na versão Legado. Após todas as configurações dentro de um terminal, precisamos realizar a configuração da WiFiber através da web. Para isso, acesse sua ONT através de um navegador web (se necessário fixe um IP na faixa 192.168.1.0/24).
Após acessar a interface WEB, para configurar a VLAN em Router, realize a configuração WAN conforme os passos a seguir.
A imagem abaixo demonstra os passos necessário
1. Selecionar a tela de configuração da WAN
2. Selecionar “New Link”
3. Marcar a opção “Ativar VLAN”
4. Inserir a VLAN ID desejada
5. Selecionar o modo de operação “IPoE“
6. Para que a VLAN esteja ativa nas portas, manter o admin status
ativo.
7. Selecionar Tipo de Conexão “Internet”
8. Selecionar o protocolo, apenas IPv4, apenas IPv6 ou ambos.
9. Selecionar a opção “DHCP”
10. Selecionar DNS automático ou configurar o DNS a ser utilizado nessa
WAN.
11. Marcar as portas desejadas que estarão vinculadas a VLAN
configurada
12. Clicar em “Aplicar” para salvar a configuração
Nesta seção, será realizada a configuração web da WiFiber na versão Bifrost. Após todas as configurações dentro de um terminal, precisamos realizar a configuração da WiFiber através da web. Para isso, acesse sua ONT através de um navegador web (se necessário fixe um IP na faixa 192.168.1.0/24).
Após acessar a interface WEB, para configurar a VLAN em Router, realize a configuração WAN conforme os passos a seguir.
1. Acessar o menu "Rede".
2. Selecionar "WAN".
3. Selecionar "Inserir WAN".
4. Inserir a VLAN ID desejada.
5. Selecionar a opção "DHCP".
6. Selecionar o Tipo de Conexão "Internet".
7. Marcar a(s) porta(s) desejada(s) que ficará vinculada à VLAN.
8. Clicar em "Salvar" para que a configuração seja aplicada.
Suporte a clientes: (48) 2106 0006
Fórum: forum.intelbras.com.br
Suporte via chat: chat.apps.intelbras.com.br
Suporte via e-mail: suporte@intelbras.com.br
SAC / Onde comprar? / Quem instala?: 0800 7042767
Intelbras S/A – Indústria de Telecomunicação Eletrônica Brasileira
Rodovia SC 281, km 4,5 – Sertão do Maruim – São José/SC 88122-001
CNPJ: 82.901.000/0014-41 – www.intelbras.com.br
03.24